Navegue Sem Deixar Rastros

Por André Luferat em 22/03/2018.

A evolução da comunicação digital trouxe para nossas casas e organizações uma multidão de usuários desatentos. Navegar na Internet, mandar mensagens e outras atividades relacionadas à TIC passam uma falsa sensação de anonimato e segurança.

O fato é que não existe anonimato aqui e a privacidade de todos nós está sempre em risco ao usar um computador, tablet ou smartphone.

Fica pior se estamos diante de um computador compartilhado, que foi usado por alguém, antes de nós, e que será usado por outro alguém quando sairmos da frente dele. Quem são essas pessoas? O que elas fizeram? O que eu deixei para trás, que pode ser rastreado ou monitorado por elas?

Navegue sem deixar rastros

É comum acessarmos a rede social, a conta de e-mail, o drive virtual e outras aplicações online e, na hora da pressa, se esquecer de fechar o navegador ou limpar o cache desde. Deixar o browser conectado ao e-mail e ao Facebook é mais comum do que pensamos.

Cuidar da privacidade requer cuidados, atenção e tempo. Por sorte, muitas das nossas ferramentas digitais do dia-a-dia têm recursos para nos auxiliar nesta batalha contra a intromissão do alheio. Por exemplo, todos os navegadores modernos tem o recurso de navegação anônima que limpa todos os traços do que fizemos na Web, assim que fechamos o aplicativo. Veja abaixo, como ativar esse recurso nos browsers mais populares por aqui.

Google Chrome
É só abrir o navegador e teclar Control + Shift + N que uma nova janela se abre. Observe que, no canto superior esquerdo, aparece um ícone de espião informando que você esta no modo de navegação anônimo.

Para usuários de Android, toque no ícone de menu ("•••"), no topo direito da tela, então selecione a opção "Nova Guia Anônima".

Internet Explorer
No IE, o atalho é Control + Shift + P e ele exibe um botão azul “InPrivate” ao lado da barra de endereços.
Mozilla Firefox
Da mesma forma que no IE, pressione Control + Shift + P e observe que o nome do navegador, no canto superior esquerdo, ficou roxo.

No Android, toque no menu no topo direito da tela. Depois selecione "Nova aba privativa".

Opera
Assim como no Google Chrome, usamos Control + Shift + N para abrir uma nova janela anônima.

Na versão Android, toque no ícone na base do app. Serão abertas as guias existentes no navegador. Depois toque no menu com "três quadrados", na base direita da tela e selecione "Nova guia privada".

Agora é só navegar normalmente e, quando fechar o navegador, todos os rastros de navegação nas janelas anônimas serão apagados automaticamente. Mas lembre-se que só a as janelas anônimas serão afetadas. Se usar uma janela normal, todos os cookies e históricos ficarão gravados no PC.

 
Veja também...
 
Compartilhar